Cerimônia de Despedida a professoras do PQLP na UNITAL

unital01No último sábado (18/04), aconteceu a cerimônia de despedida de quatro cooperantes do PQLP que atuam como codocentes do curso de Formação de Professores em Língua Portuguesa da Faculade de Educação na Universidade Oriental Timor Lorosa’e (UNITAL), na capital Díli. O evento teve início por volta das 9 horas da manhã e ocorreu na própria universidade, onde alunos do curso prestaram suas homenagens às professoras que retornarão ao Brasil no final deste e do próximo mês.

Além das professoras brasileiras Christiane da Silva Dias (mestranda em Linguística), Cláudia Gisele Gomes Toledo (mestre em Letras), Ilda de Souza (doutora em Linguística) e Renata Tironi de Camargo (mestre em Linguística), a cerimônia contou também com a presença de várias autoridades, dentre elas o Vice-Reitor de Assuntos Acadêmicos Dr. Eusébio Diaz Quintas, o representante do Reitor da UNITAL Dr. Delfin da Silva, o Decano da Faculdade de Educação Dr. Francisco Fernandes Amaral e a chefe do Departamento de Educação Zélia Mafalda de Araújo.

Foi um momento de agradecimento por parte dos alunos do curso de Formação de Professores em Língua Portuguesa às professoras brasileiras, que ministram as disciplinas de  Sociolinguística, Introdução à Literatura, Fonética e Fonologia I e Morfologia e Lexicologia na universidade, em conjunto com docentes timorenses. O objetivo da codocência é estabelecer uma dinâmica de ensino-aprendizagem que visa à colaboração entre dois professores, um brasileiro e um timorense. O trabalho coolaborativo entre o cooperante e o docente timorense permite, além da troca de experiências, sanar as dificuldades dos envolvidos no processo.

O evento foi organizado pelos alunos do curso e marcado por apresentações de danças típicas timorenses, declamações de poemas e falas das autoridades. Além disso, cada cooperante brasileira recebeu o tradicional tais como forma de reconhecimento e respeito pelo trabalho realizado em prol da Educação em Timor. Em seguida, alunos e professoras dançaram o conhecido tebe-tebes e, por fim, foi servido um almoço a todos os presentes.

por Renata Tironi de Camargo

Mestre em Linguísitca e Professora do PQLP/CAPES/UFSC