A Cooperação Educacional Brasileira atua em Timor-Leste desde 2005 e, atualmente, é representada pelo Programa de Qualificação de Docentes e Ensino da Língua Portuguesa no Timor-Leste – PQLP/CAPES/UFSC. Anualmente, são selecionados 50 professores brasileiros, a partir de chamada pública, oriundos de diversos estados do país e de diferentes áreas de formação, os quais podem permanecer por até 18 meses em território timorense para o desenvolvimento de atividades na área de educação, seja na promoção e difusão da língua portuguesa ou em atividade de codocência no Ensino Superior.
O PQLP tem por princípio pedagógico que o trabalho aqui desenvolvido pelos professores brasileiros deva ser realizado em parceria com os professores timorenses, pois, somente eles conhecem a realidade e as necessidades educacionais do seu país. Nessa perspectiva, consideramos fundamental para a nossa ação pedagógica o conhecimento da cultura e da educação timorenses, pois, como estrangeiros, nosso conhecimento sobre Timor-Leste, em que pese a vivência e a experiência que adquirimos nas nossas atividades cotidianas, ainda é na perspectiva de que vem de fora. Ou seja, partimos do pressuposto de que para atuar na educação de um país como Timor-Leste devemos conhecer e respeitar as peculiaridades de sua cultura e identidade. Portanto, precisamos compreender a dinâmica das relações sociais a partir de sua origem, dando voz àqueles que constroem essa realidade historicamente, ou seja, os sujeitos de sua história.
Para assegurar o cumprimento do princípio acima referido, o PQLP/ CAPES/UFSC desenvolve, como parte de suas atividades, a formação continuada dos professores brasileiros, cujo enfoque é a História e a Educação de Timor-Leste. Essa formação é realizada mensalmente por meio de palestras ministradas por professores timorenses convidados para colaborar com a nossa formação.
Na última sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015, o nosso convidado foi o Prof. Dr. Antero Benedito da Silva, docente do Departamento de Desenvolvimento Comunitário da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas – FASPOL da Universidade Nacional Timor Lorosa’e – UNTL e Diretor do Instituto de Estudos da Paz e Conflitos Sociais – Peace Centre. Em sua palestra o Prof. Dr. Antero abordou o tema “Pedagogia Maubere”.
Articuladora Pedagógica do PQLP/CAPES/UFSC