GEECITE na formação de professores em Timor-Leste

GEECITE 2015

O Grupo de estudos sobre o ensino de ciências e tecnologias na formação de professores em Timor-Leste (GEECITE) é constituído por um coletivo de alunos, professores e pesquisadores – timorenses e brasileiros – vinculados à Faculdade de Educação, Artes e Humanidades da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL). Sua história está associada ao Projeto Pró-Mobilidade Internacional[1] proposto pela coordenação do Programa de Qualificação de Docente e Língua Portuguesa (PQLP/UFSC/CAPES) à CAPES em 2013. Naquele momento existia uma demanda da criação de um grupo formativo que pudesse tanto auxiliar o processo de seleção para o Pró-Mobilidade, quanto oferecer um espaço de estudo e pesquisa aos alunos e professores timorenses.

Atualmente, o GEECITE busca problematizar e desenvolver estudos e pesquisas no ensino de ciências da natureza e da matemática. Seus estudos estão baseados nas necessidades pedagógicas e questionamentos de seus membros a respeito da realidade educativa do país, expressando seus anseios por mudanças que respeitem a diversidade cultural de Timor-Leste. É com essa intencionalidade que o grupo tem como principal referencial a perspectiva pedagógica crítico-transformadora de Paulo Freire articulada aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). De acordo com Freire[2], no processo formativo é essencial suscitar ética e dialogicamente a autonomia dos sujeitos, através da análise e apropriação crítica de sua realidade. Para que o GEECITE se fortaleça enquanto um espaço de formação permanente, e de pesquisa pensamos ser necessário que seus membros constantemente se percebam enquanto sujeitos de sua história, cujo processo envolve uma busca reflexiva, crítica e transformadora do grupo sobre sua relação entre as teorias e suas práticas de ensino e pesquisa.

É respeitando a identidade e a autonomia do GEECITE, que o projeto Pró-Mobilidade Internacional 2015 vem desenvolvendo, desde março do corrente ano, atividades formativas junto a seus membros. Até então, o grupo se dedicava aos estudos pedagógicos dos aportes freireanos, tendo experiências pontuais de pesquisa em distintos referenciais. Desta forma, a proposta colaborativa da cooperação 2015, foi suscitar e problematizar coletivamente a perspectiva freireana de educação também enquanto um referencial teórico-analítico. Sendo assim, foram desenvolvidas atividades colaborativas de análise em contextos de ensino que culminaram em discussões frente a um possível projeto de pesquisa coletiva junto ao contexto de ensino de ciências de Timor-Leste.

Desde já, agradecemos a oportunidade de aprender coletivamente com as trocas de conhecimentos, práticas e sonhos que se estabeleceram durante todo o processo de interação do Pró-Mobilidade 2015 com o GEECITE.

por Prof. André Luís Franco da Rocha, Prof. José Pedro Simas Filho e Mayana Lacerda Leal

Bolsistas do Pró-Mobilidade Internacional 2015

[1] O objetivo do Projeto Pró-Mobilidade é realizar formação para os cooperantes brasileiros em território timorense, bem como oportunizar o intercâmbio em ensino e pesquisa de estudantes, professores e pesquisadores entre as universidades parceiras (UFSC-UNTL).

[2] FREIRE, Paulo R. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2005.