Instituto Canossa e PQLP realizam I Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade

canossa2Na última quarta-feira, dia 29 de abril, aconteceu o I Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade no Instituto Profissional de Canossa (IPDC), em Comoro, Díli. O evento foi uma realização do IPDC em parceria com a Cooperação Brasileira em Timor-Leste (PQLP/CAPES), e reuniu cerca de 250 pessoas, sendo a maioria delas estudantes das áreas tecnológicas, do próprio Instituto e também de outras universidades, como a UNTL e a Unital.

A iniciativa de realizar um evento acadêmico na Canossa partiu do grupo de professoras brasileiras de língua portuguesa que atuam na instituição, e que sentiram a necessidade de estimular os estudantes a ampliar seus conhecimentos para além da sala de aula. Segundo as docentes, a maioria dos alunos afirmava nunca antes ter participado de um evento do tipo. Às oito horas da manhã, antes do horário previsto para o início do seminário, os jovens já se encontravam presentes no auditório da Canossa e demonstraram grande interesse em acompanhar as cinco apresentações, que aconteceram em língua portuguesa, tétum e língua indonésia.

A abertura do evento foi feita pela Reitora do IPDC, Me. Terezinha do M. J. Guterres, FdCC e pela Articuladora Geral do PQLP, Profa. Dra. Raquel Scartezini. Em seguida, deu-se início à sessão plenária sobre o tema “Tecnologia e Educação”.

A sessão se iniciou com a apresentação em vídeo do Prof. Dr. Antonio Borges, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Brasil). O professor falou sobre o sistema DOSVOX, criado por ele, que permite que deficientes visuais usem o computador. A Profa. Vivian Paixão, do PQLP, respondeu às questões sobre a apresentação do Prof. Borges. Em seguida, apresentou-se o Sr. Joanico Mendonça de Jesus, da TV Educação, que falou sobre tecnologia, computação e multimídia. A terceira apresentação foi da Profa. Suely Cunha, do PQLP, que falou sobre o movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e as propostas de educação segundo essa linha de pensamento.

Na parte da tarde, houve duas palestras: a do Sr. Jhony Nunes, da organização Plan Timor-Leste, sobre o uso do computador por crianças; e a do Sr. Lintong Simaremare, da Telkomcel, que falou sobre tecnologia e comunicação. Nos intervalos entre as palestras, houve apresentações musicais dos alunos da Canossa.