Lançamento do livro “Atas 1ª Conferência Internacional: A produção do conhecimento científico em Timor-Leste”, na UNTL

FullSizeRenderQuinta-feira, 14 de agosto, no auditório da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades, Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), aconteceu o lançamento do livro Atas 1ª Conferência Internacional “A produção do conhecimento Científico em Timor-Leste”, coordenado pelo vice-reitor Francisco Martins e o professor da universidade Vicente Paulino. Esse editorial reúne pesquisas apresentadas na 1ª Conferência Internacional, realizada entre os dias 13 e 15 de agosto de 2014, nessa mesma faculdade, sob organização do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa e coordenação da Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento da UNTL. Essa conferência contou com a participação de alunos, professores, pesquisadores nacionais e internacionais.

A cerimônia de lançamento do livro teve início com uma mesa composta pelos coordenadores do livro e por dois dos colaboradores, a professora da Cooperação Brasileira (PQLP/CAPES) Mariene Queiroga e o professor português José Pinto Castilho. O público reunia estudantes, pesquisadores nacionais e internacionais, membros do Ministério da Educação e docentes dessa faculdade e de outros polos acadêmicos.

Na fala de abertura, o recém-eleito reitor da UNTL, Francisco Martins, relembrou a importância de se estabelecer uma relação construtiva e criativa entre o conhecimento e a ciência e os acadêmicos de diferentes centros de investigação, para o intercâmbio de experiências. Em clima de descontração, ao mencionar o período em que realizou seu doutorado no Brasil, na UFBA, disse se considerar “quase brasileiro” pelas afinidades culturais, científicas e relações de amizade construídas, no âmbito pessoal e profissional. Além disso, ressaltou o “conhecimento científico como fundamento para o desenvolvimento” e endossou o compromisso institucional na promoção de espaços para diálogo, difusão e divulgação do conhecimento tanto nos centros de pesquisa de Timor-Leste quanto fora do país.

A professora do PQLP/CAPES fez considerações a respeito dos trabalhos que a Cooperação Brasileira tem desenvolvido ao longo dos anos de parceria com a UNTL, tanto em atividades de codocência, extensão e pesquisa, quanto no apoio para a organização de eventos científicos, a saber, o Simpósio anual de Educação: língua, ciência e tecnologia no Timor-Leste, que teve sua segunda edição em abril desse ano. Em amistosa conversa, foi declarada ainda a disposição para a continuação da parceria para o desenvolvimento de trabalhos futuros.

Com temáticas sobre Timor-Leste, o livro é composto por cinco partes e apresenta trabalhos de pesquisadores timorenses, brasileiros e portugueses, em língua portuguesa e língua inglesa, nas áreas de história, antropologia, língua e literatura, arte, cultura, comunicação, ciências naturais, ciências sociais e políticas, assim como agricultura e economia. Cerca de 26 professores e pesquisadores brasileiros tiveram seus trabalhos publicados nesse livro. A obra chama a atenção pela diversidade de temáticas que contemplam diferentes áreas do conhecimento, em preciosa compilação de pesquisa e fonte de informação. O livro já possui a versão digital e o exemplar impresso pode ser adquirido com os organizadores. Os interessados em adquirir um exemplar poderão contatar o professor Vicente Paulino através do endereço eletrônico: vicentepaulino123@gmail.com.

É visível a ascensão e autonomização da produção científica e bibliográfica da Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento da UNTL. Crescem os espaços de investigação e interlocução, assim como o potencial criador de pesquisadores locais. Certamente essa é a primeira publicação de um evento como a Conferência Internacional de muitas que estão por vir.

Acesso às “Atas 1ª Conferência Internacional: A produção do conhecimento científico em Timor-Leste”

Mariene Queiroga

Mestre em Literatura e Interculturalidade