PQLP no II Simpósio de Educação – Língua, Ciência e Tecnologia no Timor-Leste

Iniciou nesta terça-feira, 14 de abril, no auditório da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades – FEAH, da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), o II Simpósio de Educação – Língua, Ciência e Tecnologia no Timor-Leste, um evento realizado em parceria entre o Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP), a FEAH e o Programa de Pós-graduação e Pesquisa da mesma Universidade.

Na sessão de abertura (Plenária I), estavam presentes a Sra. Mari Carmem Gerpe, representando a Embaixada do Brasil, o Articulador Geral do PQLP Alessandro  Tomaz Barbosa, o Decano da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades, professor Mestre Pedro Soares, e o Vice-Reitor para os assuntos de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Dr. Francisco Miguel Martins.

Inicialmente, a Madre Francisca Maria Soares conduziu a oração e em seguida a Sra. Mari Carmem, conselheira da embaixada do Brasil em Díli, fez um resumo das ações educacionais promovidas pelo programa de cooperação brasileiro no Timor-Leste, enfatizando especialmente o papel do PQLP.

O articulador do PQLP, professor Alessandro, afirmou que é da ajuda mútua entre os parceiros do evento que resulta o sucesso do mesmo. Na sequência, o Decano Pedro Soares enfatizou que o objetivo deste simpósio é aprofundar os conhecimentos e partilhá-los através dos debates, o que, segundo ele, deve ocorrer além dos espaços universitários.

A Plenária de abertura foi encerrada com as palavras do Vice-Reitor Sr. Francisco Martins afirmando que um simpósio eleva a qualidade acadêmica e científica do trabalho na universidade e que sendo de responsabilidade de todos (professores, pesquisadores e alunos) é muito importante debater os assuntos ligados à educação. O vice-reitor destacou, ainda, a importância do apoio dos países-amigos Brasil e Portugal para melhorar o ensino de língua portuguesa no Timor-Leste.

O II Simpósio, que ocorre de 14 a 16 de abril (veja a programação completa aqui) tem por objetivo divulgar e debater as pesquisas e experiências de pesquisadores, docentes e alunos. Trata-se de um evento acadêmico, em continuidade à primeira edição, realizada em janeiro de 2014.

por Elisa Rosalen

Articuladora de Língua Portuguesa do PQLP/CAPES/UFSC