Nos últimos dias 13 e 14 de novembro, o Gabinete de Pesquisa, Desenvolvimento, Monitorização e Avaliação promoveu o Encontro Nacional sobre Formação de Professores (ENFOPROF). O encontro teve como objetivo debater a formação de professores e ajustar os modelos de formação de docentes do INFORDEPE às necessidades do país.
Nos dois dias do encontro, foi realizado um balanço da formação de professores em Timor-Leste, com o propósito de promover o diálogo entre agentes educativos dos diferentes níveis de ensino e a socialização das diferentes perspectivas de especialistas na área de formação de professores, além de ouvir os participantes sobre os temas em debate.
Participaram desse evento o Ministro da Educação de Timor-Leste, Dr. Bendito dos Santos Freitas; o Vice-Ministro do Ensino Superior, Dr. Marçal Ximenes; diretores nacionais dos diferentes níveis de ensino; o Presidente do INFORDEPE, Dr. Deolindo Cruz; a Vice-Presidente dessa mesma instituição, Me. Maria Filomena Lay Guterres; reitores das universidades timorenses creditadas; diretores das escolas básicas centrais dos diversos distritos e representantes das Cooperações Brasileira e Portuguesa.
A conferência de abertura foi proferida pela cooperante do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP/CAPES/UFSC) e doutoranda do PPGECT da UFSC, Fátima Suely R. Cunha. A palestra teve como tema o Ensino de Ciências na Perspectiva CTS: possibilidades e desafios em Timor-Leste.
Após uma apresentação teórica sobre a referida proposta, a Profa. Fátima Suely apresentou algumas experiências vivenciadas em sua prática docente, nos cursos de formação de professores da UNTL e no Grupo de Estudos sobre Ensino de Ciência e Tecnologia (GEECITE), em Timor-Leste, no qual desenvolve ações de pesquisa e ensino na formação inicial e continuada de professores.
No segundo dia do evento, mais uma conferência foi proferida por uma representante do PQLP/CAPES/UFSC, a Me. Márcia Cavalcante, que abordou o tema Ensino da Língua Portuguesa e Formação de Professores da Educação Pré-Escolar de Díli. Foi apresentada e debatida uma pesquisa que se consolidou em uma proposta de formação de professores do Ensino Pré-Escolar em Língua Portuguesa e metodologias de ensino nessa mesma área.
A pesquisa da Me. Márcia, inserida no âmbito dos estudos de lusofonia e educação em uma perspectiva freireana, procurou mostrar como ações contextualizadas no espaço timorense podem, de fato, contribuir para a melhoria da prática pedagógica e para o desenvolvimento da vida profissional do docente.
Durante o evento, ainda foram apresentadas as diretrizes e os desafios da formação inicial pelos representantes das universidades, bem como as propostas e os impasses da formação continuada pelos diretores nacionais dos diferentes níveis de ensino. Esse foi um momento importante para repensar as práticas de formação de professores até então efetivadas em Timor-Leste, assim como projetar novas ações.
Articuladora Geral do PQLP/CAPES/UFSC.