No dia 24 de outubro, ocorreu na sala do PQLP (junto ao Infordepe) a socialização das atividades de pesquisa dos grupos de estudos dos cooperantes PQLP/ CAPES/UFSC. Esse momento, que faz parte do programa de formação contínua do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP), contou com a apresentação, durante o dia todo, dos projetos dos 9 grupos formados nos últimos 6 meses de trabalho, assim como as ações de pesquisa desenvolvidas e alguns resultados encontrados.
Os Grupos de Trabalho (GTs) do PQLP preocupam-se em desenvolver pesquisas e estudos voltados para o contexto de Timor-Leste, que possam favorecer e disseminar os saberes sobre o país não somente entre os cooperantes, mas também para a comunidade local e internacional, além de buscar a integração com o universo acadêmico do próprio Timor.
Os GTs estão divididos em duas grandes áreas (Língua Portuguesa e Ciências), de acordo com os projetos de seleção dos cooperantes para o trabalho em Timor-Leste e são internamente subdivididos por temas de interesse. Hoje estão assim constituídos:
Projeto 1 – Ciências:
– Análise de Discurso Francesa
– Formação de professores para Educação Inclusiva/Especial em Timor-Leste
– Identidade, Cultura e Direitos Humanos
– Sociedade, Saberes e Diversidade em Timor-Leste
– Turismo, Meio Ambiente e Cultura
Projeto 2 – Língua Portuguesa:
– Eficiências das Práticas Pedagógicas no Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste
– Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Linguísticas em Timor-Leste
– Grupo de Estudos de Práticas Didáticas de Língua Portuguesa em Timor-Leste
– Literatura em Língua Portuguesa de Timor-Leste
O resultado da socialização foi avaliado como bastante positivo, pois os componentes dos grupos defendem que é através da coleta de informações e aplicação de instrumentos de levantamentos de dados que é possível compreender melhor o país e melhorar as práticas do trabalho dos cooperantes.
por Elisa Rosalen