ALBUQUERQUE, D. B. Esboço gramaticaldo tetunprasa: língua oficial de Timor-Leste. 2011. 194 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília. 2011. (download)
ALMEIDA, N. C. H. Língua Portuguesa em Timor-Leste – Ensino e Cidadania. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Letras. Departamento de Língua e Cultura Portuguesa. Universidade de Lisboa. 2008. (download)
BARBOSA, A. T. & CASSIANI, S. EFEITOS DE COLONIALIDADE NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM TIMOR–LESTE. Blumenau, Revista Dynamis, v. 21, n. 1, p. 3–28, 2015. http://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/5168/3107
BARBOSA, D. Roteiro da literatura de Timor-Leste em língua portuguesa. 2013. 153 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2013. (download)
BARBOSA-DA-SILVA, D. As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste. Carta Nacional. V. 7, n. 2, p. 127-148, jul/dez. 2012. (download)
BELO, J. C. A formação de professores de Matemática no TimorLeste à luz da Etnomatemática. Dissertação de mestrado em Educação em Ciências e Matemática / Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Goiânia, GO: Universidade Federal de Goiás, UFG, 2010. (download)
BRITO, E. M. A proposta educacional da Congregação Canossiana para a educação em Timor-Leste. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2012 (download)
BUSQUETS, V. L. C. “Eu queria muito aprender português mais”: aspectos da língua portuguesa em uso em Timor-Leste pós-independência. 2007. 225 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. 2007. (download)
CALGARO, G. A questão de Timor-Leste no jornal público: a voz do Bartoon. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. 2006. (download)
CAVALCANTE, M. V. Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. 2013. (download)
CASSIANI, S.; VON LINSINGEN, I.; LUNARDI, G. Enfocando a Formação de Professores de Ciências no Timor-Leste. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.5, n.2, p. 189-208. 2012. (download)
COSTA, L. V. L. Metáforas do mosaico: Timor-Leste em Ruy Cinatti e Luis Cardoso. 2012. 169 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2012. (download)
COSTA, L. V. L. Ruy Cinatti: o engenheiro das flores. 2004. 87 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2004. (download)
FERNANDES, A. A. Estudo Comparativo entre professores que fizeram e que não fizeram curso de formação docente na República Democrática de Timor-Leste. Dissertação de mestrado em Educação /Programa de Pós-Graduação em Educação. Brasília, DF: Universidade de Brasília, UnB, 2006. (download)
FERREIRA, M. Educação, formação e profissionalização docente no Brasil e no Timor-Leste. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal de Goiás. 2011 (download)
FOGAÇA, H. A. O. Estudo fonético e fonológico do mambae de Same: uma língua de Timor-Leste. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília. 2013. (download)
FOGAÇA, J. S. Fonética e fonologia da língua makasae. 2013. 80 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília. 2013. (download)
FREIRE, E. J. O lugar da língua portuguesa em Timor-Leste: poder, controle e acesso. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Sergipe. 2011. (download)
GUNN, G. Língua e Cultura na construção da Identidade de Timor Leste. Revista Camões, nº 14, julho-setembro 2001. p. 14-25 (download)
GUSMÃO, M. M. Cooperação Bilateral Brasil-Timor-Leste na profissionalização docente em serviço: perspectivas e desafios do século XXI. Dissertação de mestrado em Ciências Sociais / Centro de Pesquisa de Pós-Graduação sobre as Américas – CEPPAC. Brasília, DF: Universidade de Brasília, UnB, 2010. (download)
GUTERRES, M F. L. Choque de Realidade dos Professores Principiantes em Díli (Timor-Leste): Um Estudo. Dissertação de Mestrado. Instituto da Educação. Universidade de Lisboa. 2011. (download)
HERMENEGILDO, R. S. A política externa de Timor-Leste: Breves notas. Proelium: Revista da Academia Militar, n. 10, 2009 (download)
HULL, G.. Língua, Identidade e Resistência. Revista Camões, nº 14, julho-setembro 2001. (download)
JERÓNIMO, A. C. Formação contínua de professores do ensino não superior em Timor-Leste. Dissertação de Mestrado. Departamento de Educação. Universidade de Aveiro. 2011. (download)
JANNING, DANIEL P. A codocência em Ciências da Natureza na UNIVERSIDADE NACIONAL TIMOR LOROSA’E: Reflexões sobre colonialidades na formação de professores. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica .2016. (Dissertação-DanielPJanning A5)
MARTINS, F. M. Autoavaliação institucional da educação superior: uma experiência brasileira e suas implicações para a educação superior de Timor-Leste. Tese de Doutorado em Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação. Salvador, BA: Universidade Federal da Bahia, UFBA, 2010. (download)
MATTOSO, José. Sobre a Identidade de Timor Lorosa’e. Revista Camões, nº 14, julho-setembro 2001. p. 6-13 (download)
MIRANDA, R. G. S. Depoimento de defesa de Xanana Gusmão: a construção de um herói timorense. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. 2011. (download)
MONIZ, A. R. Educação e Crescimento Económico em Timor-Leste. Dissertação de Mestrado em Economia Social. Escola de Economia e Gestão. Universidade do Minho. 2012 (download)
NEVES, E. J. Instância de poder e mudança linguística: um estudo a partir da análise de empréstimos em jornais timorenses. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2011. (download)
PAZETO, A. E. Desafios da organização e da regulação da educação superior em Timor-Leste e a questão da capacitação institucional. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, . v.15 n.56, jul./set. 2007. (download)
PEREIRA, O. A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste: o caso dos materiais manipulativos. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. 2012 (download)
PEREIRA, P. B.;CASSIANI, S. Ser x Saber – Efeitos simbólicos da colonialidade nas relações entre os sujeitos e o conhecimento científico. Atas eletrônicas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, Campinas, SP, dez. 2011. (download)
PEREIRA, P. B. ; SOARES NETO, F. F. . Condições de produção de uma aula de energia: a formação científica de professores em Timor-Leste (No Prelo). In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências IX ENPEC, 2013. p. 1-9. (download)
PEREIRA, P. B.; CASSIANI, S. VON LINSINGEN, I. International educational cooperation, coloniality and emancipation: the Program Teacher Qualification and Portuguese Language Teaching in East Timor and the teacher education. RBPG, Brasília, v. 12, n. 27, no prelo Jun 15, 2015 (download)
PEREIRA, P. B. O Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP): um olhar para o ensino de ciências naturais. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014. (download)
REIS, F. M. S. A co-oficialidade da língua tétum e da língua portuguesa: um desafio para a formação de professores no Timor-Leste. 2011. 170 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2011. (download)
ROSÁRIO, L. V. Um estudo Comparativo da formação de professores de Matemática no Timor-Leste e no Brasil: Uma proposta de qualificação para os professores em exercício, no Ensino Médio do Timor-Leste. Dissertação de mestrado em Educação em Ciências e Matemática / Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Goiânia, GO: Universidade Federal de Goiás, UFG, 2010. (download)
RUAK, T. M. A importância da língua portuguesa na resistência contra a ocupação indonésia. Revista Camões, nº 14, julho-setembro 2001. (download)
SANTOS, J. A. dos. Contribuição Brasileira para a Formação de Professores em Ciências Naturais e Matemática no Timor-Leste: o Procapes de 2007 a 2009. Dissertação de Mestrado. Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, 2012. (download)
SILVA, K. C. A cooperação internacional como dádiva: algumas aproximações. Mana. v. 14, n. 1, p. 141-171. 2008. (download)
SILVA, K. C. Cooperação internacional é política pública. Universidade de Brasília , Portal de notícias Agência UnB. Brasília, 2010. (download)
SILVA, S. A. da. Dos dilemas à esperança: os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo, SP. 2011. (download)
SOARES, S. S. Timor-Leste: Representações dos Estudantes Timorenses, no Brasil, sobre o Estado do Timor-Leste. Dissertação de mestrado em Sociologia / Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará, UFC, 2009. (download)
SOARES, T. As actividades laboratoriais no ensino de ciências em Timor-Leste: Uma investigação centrada nas percepções de autoridades educativas e de professores de Ciências Físico Naturais. Dissertação de Mestrado. Instituto de Educação. Universidade do Minho. 2011. (download)
TEIXEIRA, E. R. Cooperação Internacional em Educação: o Programa Brasileiro de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste. Dissertação (Mestrado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2013. (download)