Formação de professores: Bibliotecas de Turma – incentivo à leitura nas salas de aula timorenses

Nos diasfotos formação biblioteca de turma 21, 22 e 23 de maio, aconteceu no INFORDEPE (Instituto Nacional de Formação de Profissionais da Educação) a formação de professores timorenses do Ensino Básico e Secundário para implementação do projeto das Bibliotecas de Turma em escolas de todo o país. O projeto é uma tentativa de incentivar a leitura – e, mais especificamente, a leitura em língua portuguesa – nas crianças e jovens, despertando neles o prazer de ler e de buscar conhecimento por meio de textos escritos.

A biblioteca consiste, na realidade, em uma pasta-dossiê contendo vinte textos diferentes, de vários gêneros e oriundos de várias nacionalidades. Os textos contidos na pasta desempenham o papel de livros em uma biblioteca: a cada semana, o professor realiza uma sessão de dinamização de um desses textos em sala de aula, discutindo as ideias e possibilidades de interpretação. Depois, distribuem-se os textos da pasta entre os alunos, que levam sempre um texto novo para casa e devem devolvê-lo na semana seguinte. O objetivo é que, ao fim do ano letivo, os alunos já tenham lido todos os textos da pasta, que também já deverão ter sido discutidos em sala.

Os textos selecionados para essa atividade são curtos, com no máximo duas páginas cada. A ideia é que, no futuro, a pasta-dossiê seja substituída por uma caixa com diversos livros que deverão circular entre os alunos, como em uma biblioteca. Por enquanto, utilizam-se as fotocópias de textos devido, principalmente, à escassez de recursos, e também à pouca familiarização dos alunos com a leitura em língua portuguesa. Pretende-se que eles tomem gosto e interesse pela leitura e, aos poucos, passem a ler textos maiores e livros completos.

O projeto das Bibliotecas de Turma é uma iniciativa do INFORDEPE que se iniciou em 2013, e já contou com a colaboração de professores das cooperações brasileira e portuguesa. Este ano, foram professores da Cooperação Brasileira (PQLP/CAPES) que trabalharam junto com os formadores timorenses na seleção de textos e aprimoramento do projeto.

A formação

Foram três dias de atividade em turno integral, em que os formadores (Profa. Augusta da Costa, Profa. Esperança do Carmo Barreto, Prof. Manuel Gomes de Araújo, Profa. Maria Luísa de Araújo Corte-Real e Prof. Virgílio de Araújo) apresentaram aos professores a proposta, discutiram textos e métodos para a prática em sala de aula.  Participaram da formação um total de 131 professores (101 do Terceiro Ciclo do Ensino Básico e 30 do Ensino Secundário), de quase todos os distritos. Infelizmente, os professores de Oecusse que também deveriam participar da formação não conseguiram chegar a Díli devido a um problema ocorrido com o transporte. Os formadores mostraram-se satisfeitos com a participação dos professores e esperançosos quanto ao sucesso da implementação do projeto nas escolas.