Histórico

Em 18 de novembro de 2004,  o decreto nº 5.274 institui o Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto no Decreto nº 5.104, de 11 de junho de 2004, e considerando o interesse de integração educacional e cultural com as nações que adotam o português como língua oficial e a prioridade da consolidação da independência da República Democrática de Timor-Leste, declarada por seu Presidente quando do ingresso de Timor-Leste na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP; DECRETA: Art. 1º Fica instituído o Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste, a ser custeado com recursos alocados para este fim no orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Brasília, 18 de novembro de 2004; 183º da Independência e 116º da República. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5274.htm)

Período de 2004

A primeira missão brasileira de especialistas da Capes chega em 2004, composta por cinco doutores em educação, especialistas em direito educacional, administração escolar e projetos curriculares dos ensinos fundamental e médio.

Período de 2005 – 2006

Em 01 e 02 de abril de 2005 desembarcaram em Timor-Leste 48 professores brasileiros. Dessa forma, desde 2005 são enviados cerca de 50 professores brasileiros anualmente a partir de chamada pública, oriundos de diversos estados do país e de diferentes áreas de formação, os quais têm permanecido por até 18 meses em Timor, para desenvolver diferentes projetos.

O nível de especialização exigido pelo edital foi apenas a graduação, aceitando diversas áreas de conhecimento, sendo consideradas prioritárias as áreas de Letras/Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Educação e Administração, com experiência docente recomendada.

Nesse período, houve, entre outros, trabalho de elaboração de livros didáticos de disciplinas como Matemática, Física, Educação Física, História, Geografia e um Manual de Experimentos de Química. De junho a setembro aconteceu a primeira fase de capacitações em Díli e em localidades do interior, além do chamado bacharelado de emergência. O Programa de Formação de Professores para Educação Primária (Profep-Timor) realizou a primeira fase presencial em agosto. Na UNTL, a atuação envolveu docência, participação em banca de monografias, seleção de alunos, planejamento e implementação do Bacharelado para Ensino Pré-Primário e Primário (Normal Superior) em conjunto com professores portugueses e timorenses, e ensino no bacharelado de emergência.

Período de 2007 –  2008

A proposta anexada ao Edital elencava cinco projetos: Procapes – Capacitação de Professores de Educação Pré-Secundária e Secundária; ELP – Ensino da Língua Portuguesa; Profep – Formação de Professores em Exercício na Escola Primária de Timor-Leste; PQA-FCE – Promoção da Qualidade Acadêmica em Ciências na Faculdade de Ciências da Educação da UNTL; IPG – Implantação da Pós-Graduação na UNTL. As áreas de conhecimento abarcavam Letras/ Português, Sociologia, Filosofia, Antropologia, História ou Geografia, Matemática, Biologia, Física, Química, Pedagogia, Psicologia, além da vaga para Coordenador Pedagógico.

 Período de 2009 – 2010

O Ajuste Complementar ao Acordo de Cooperação Educacional entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Democrática de Timor-Leste para Implementação do Programa “Qualificação de Docentes e Ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste” designa a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como instituição responsável pela coordenação acadêmica do Programa.

Em março de 2009, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio de convite, passa a compor a Missão de cooperação para ir a Timor-Leste auxiliar na avaliação do PQLP e, em novembro de 2009, esta instituição foi designada coordenadora acadêmica do mesmo. Por sua vez, a UFSC nomeia como coordenadores pedagógicos do PQLP os professores doutores, Suzani Cassiani, Irlan Von Linsingen e Silvia Coneglian.

Período de 2011 – 2012

Considerando que não houve cooperantes em 2011 em virtude do atraso na assinatura do termo de cooperação bem como seleção de novos cooperantes, segue abaixo a síntese das atividades realizadas em 2012. Também é válido enfatizar que esse atraso promoveu sérias dificuldades na atuação em 2012, além da ausência dos brasileiros, a descontinuidade das atividades que foram realizadas anteriormente dificultaram muito o acesso da cooperação em outros espaços já conquistados. Dessa forma, 2012 foi um ano de reconquista e resgate da confiança das instituições e autoridades timorenses.

Atividades de 2012:

1. Formação de professores nas Escolas de Ensino Secundário Geral de Díli e Baucau, com a finalidade de tornar sistemático e contextualizado o desenvolvimento curricular, as didáticas e as metodologias de ensino da Componente Curricular das áreas de Ciências e Tecnologias em Língua Portuguesa;

2. Formação Continuada para professores do INFORDEPE – Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação, de Baucau, realizado entre agosto a dezembro de 2012. Trabalho realizado pelo PQLP, onde os professores brasileiros residiram neste período em Baucau;

3. Curso Preparatório para candidatos a bolsas de estudo financiadas pelo governo timorense para cursos de graduação no Brasil (bolseiros). Formando 80 bolseiros divididos nos dois semestres de 2012;

4. Laboratório Didático de Ciências e Matemática – elaboração de material didático para uso no laboratório do INFORDEPE;

5. TV Educação do Ministério da Educação – Apoio pedagógico à TV Educação junto com formadores timorenses. Construção de material videogravado e elaboração de kits para serem distribuídos nos 202 agrupamentos escolares no 2º semestre de 2012, doados pela Embaixada do Brasil;

6. Outras atividades: 1º Seminário da Escola Secundária 12 de Novembro, realizado no dia 26 de maio de 2012, nas dependências da Escola de Ensino Secundário Geral 12 de Novembro;

7. Curso de Língua Portuguesa para funcionários do Ministério da Educação e funcionários do INFORDEPE, realizado nos meses de julho a dezembro de 2012;

8. Formação Intensiva na Escola Secundária 12 de Novembro que reuniu as Escolas 5 de Maio e 28 de Novembro, realizado no mês de agosto de 2012;

9. Grupo de Estudos no INFORDEPE: Grupo de Estudos Etnoformadores Timorenses.

Período de 2013 – 2014

Ações desenvolvidas em 2013:

1. Curso de Língua Portuguesa para os funcionários dos Ministérios;

2. Curso Preparatório para candidatos a bolsas de estudo financiadas pelo governo timorense para cursos de graduação no Brasil (bolseiros);

3. Docência e co-docência nos seguintes departamentos da UNTL: Formação de Professores de Ensino Básico, Biologia, Matemática, Comunicação Social, Ciências Políticas, Administração Pública, Geologia e Petróleo;

4. Preparação de Professores para concorrerem a bolsas de estudos do PEC-PG;

5. Curso de Extensão ofertado aos alunos finalistas do Departamento de Formação de Professores da Educação Básica – Faculdade de Educação – UNTL;

6. Escola Secundária 5 de Maio: formação para docentes, gestores e apoio didático-pedagógico;

7. Formação intensiva para Docentes da Escola Canossa;

8. Oficina de Cinema e Televisão;

9. Jornal Matadalan: página semanal no jornal com textos, dicas sobre Língua Portuguesa, reportagens, curiosidades e informações culturais;

10. Grupo de Estudos na UNTL: Grupo de Estudos e Ensino de Ciências e Tecnologia- GEECITE-UNTL e Grupo de Estudos de História;

11. TV Educação do Ministério da Educação – Apoio pedagógico à TV Educação junto com formadores timorenses. Construção de material videogravado;

12. Organização de Seminários:

  • Seminários sobre Filosofia da Educação, Psicologia da Educação e Teorias de Aprendizagem nos pólos de formação docente em Baucau, Díli e Maliana;
  • Seminários de formação de formadores que trabalharão com um curso para agricultores no distrito de Ermera;
  • Seminário para alunos da pós-graduação. Tema: As revistas culturais no Brasil e sua contribuição para a intelectualidade brasileira;
  • Formação para bibliotecários de cinco distritos de Timor-Leste.

As atividades realizas em 2014, até o presente momento, seguem sintetizadas a seguir:

1. Finalização do Projeto Pedagógico do Bacharelato em Matemática e Ciências Naturais;

2. Docência e co-docência na UNTL (Faculdade de Ciência Política/FASPOL, Faculdade de Engenharia, Ciência e Tecnologia/HERA, Faculdade de Educação, Artes e Humanidades/FEAH e Faculdade de Economia);

3. Co-orientação e orientações de monografias no Departamento de Formação de Professores e Matemática;

4. Cursos de Metodologia de Pesquisa para professores da Faculdade de Educação/UNTL;

5. Quatro Minicursos na UNTL;

6. Escola Secundária 5 de Maio: formação continuada, apoio didático-pedagógico;

7. Instituto Ekonomia Fulidaidai – Slulu – formação de formadores que trabalharão com um curso para agricultores no distrito de Ermera;

8. Atividades lúdicas com crianças em Manatuto;

9. TV Educação – produção de vídeos educativos sobre língua portuguesa, biologia, química, física, educação inclusiva e apoio na revisão de língua portuguesa em outras áreas como economia e matemática;

10. Educação Inclusiva: apoio didático pedagógico para professores e familiares no Centro de Reabilitação em Hera, na Escola Ágape e planejamento para formação intensiva para docentes no INFORDEPE;

11. Curso de Língua Portuguesa no Centro de Formação Técnica de Comunicação/CEFTEC;

12. CEFTEC – Elaboração de uma proposta de formação na área de comunicação;

13. Co-docências na UNITAL;

14. Curso de gestão de dados para funcionários do INFORDEPE;

15. Curso de Língua Portuguesa nos seguintes ministérios e órgãos públicos:

  • Ministério da Solidariedade Social;
  • Ministério das Obras Públicas;
  • Ministério da Educação;
  • INFORDEPE;
  • Centro de Formação Jurídica – CFJ;

16. Curso de Língua Portuguesa Ciências e Tecnologias para bolseiros;

17. Docência no Instituto Superior de Canossa;

18. Curso de Língua Portuguesa nas Universidades privadas:

  • Institute of Business/IOB;
  • Dili Institute Technology/DIT;
  • Instituto Superior de Canossa;
  • Universidade Oriental/UNITAL;
  • Universidade da Paz/UNPAZ.

19. Reestruturação nas bibliotecas da Embaixada brasileira e Escola 5 de Maio.

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