Uma aula com José Ramos-Horta

IMG_9056Quinta-feira, 17 de setembro, na Faculdade de Educação, Artes e Humanidades da Universidade Nacional Timor Lorosa’e – UNTL, a aula de Literatura Timorense, disciplina da Classe de Extensão, curso do Departamento de Formação de Professores, foi aberta ao público e contou com a presença do ex-presidente de Timor-Leste e Prêmio Nobel da Paz, José Ramos-Horta. Estavam presentes alunos, professores nacionais e internacionais e as articuladoras do programa brasileiro de Cooperação Internacional – PQLP/CAPES. A professora da Cooperação Brasileira, docente da disciplina, Mariene Queiroga (PQLP/CAPES) iniciou o encontro com a apresentação do convidado e da temática que seria abordada na ocasião. Por mais de uma hora, Ramos-Horta falou sobre o trabalho que desenvolveu como representante especial das Nações Unidas em Guiné Bissau, assim como do trabalho de Cooperação Internacional que Timor-Leste desenvolve nesse país, além de tratar questões no âmbito da política global, da educação e da cultura local, como o desluto nacional. O encontro foi finalizado com um sorteio de livros para os alunos e a entrega do tais, símbolo timorense de amizade, ao convidado.