Nesta segunda-feira, dia 24 de novembro, o PQLP/CAPES/UFSC contou com a presença da Professora Doutora Maria Tereza Nunes Marchesan, da Universidade Federal de Santa Maria, que ministrou palestra sobre o ensino de e em língua portuguesa como segunda língua. Sua fala abordou as diferentes metodologias de ensino de línguas não maternas que surgiram com o decorrer dos anos, suas filiações teóricas e suas características práticas.
Também recebeu destaque em sua palestra o ensino em língua não materna, isto é, o ensino de outras disciplinas como, por exemplo, matemática, física e biologia, utilizando uma língua não totalmente dominada pelo aluno.
Na sequência, a palestrante debateu com os cooperantes sobre a temática abordada a partir das perguntas e relatos sobre as estratégias para superar as dificuldades de comunicação nos processos de interação em língua não materna.
A palestra ministrada, que faz parte do Plano de Formação Contínua dos Cooperantes, e as discussões que se seguiram evidenciaram uma grande necessidade de se refletir teoricamente não somente sobre o ensino de língua portuguesa, mas também sobre o ensino em língua portuguesa aqui em Timor-Leste.
Articulador Pedagógico de Língua Portuguesa do PQLP/CAPES/UFSC