PQLP e CEFTEC entregam certificados aos alunos do Curso Intensivo de Língua Portuguesa

No dia 21 de novembro, aconteceu a cerimônia de entrega de certificados aos concluintes do Curso Intensivo de Língua Portuguesa – Preparatório para a Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), oferecido em parceria entre o Centro de Formação Técnica em Comunicação (CEFTEC) e o Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP), no período de julho a outubro deste ano.

A cerimônia que contou com a presença de várias autoridades, dentre elas do Sr. Vitor Maia – Diretor Geral do Ministério de Estado da Presidência do Conselho de Ministros – também foi um momento para reforçar as atividades de parceria e ensino do PQLP no Timor-Leste, assim como agradecer pela forma cooperativa como estas mesmas atividades têm ocorrido.

O curso intensivo em língua portuguesa buscou desenvolver de forma integrada as quatro habilidades (ler, ouvir, falar e escrever), voltadas para o objetivo de comunicar-se em língua portuguesa durante o Encontro de Chefes de Estado e de Governo dos países que compõe a CPLP, e foi desenvolvido nos três níveis: básico, intermediário e avançado. O curso teve ao todo 70 concluintes certificados, composto de 8 turmas com uma média de 12 alunos cada e teve duração de 20 horas divididas em 1 hora/aula por dia, de segunda a quinta-feira.

A cerimônia ocorreu no Salão da Gráfica Nacional e contou com a presença dos Articuladores Gerais do PQLP Raquel Scartezini e Alessandro Tomaz Barbosa, da Articuladora Pedagógica de Língua Portuguesa Elisa Rosalen e das cooperantes envolvidas na formação Claudia Gisele Toledo e Angélica Ilha Gonçalves.

por Elisa Rosalen

Articuladora Pedagógica de Língua Portuguesa do PQLP/CAPES/UFSC