Cerimônia de encerramento do curso “Formação de Educadores de Pessoas com Deficiência em Timor-Leste”

No último dia 24 de março, ocorreu no Centro de Reabilitação Liman Hamutuk a cerimônia de encerramento do módulo I da “Formação de Educadores de Pessoas com Deficiência em Timor-Leste”. A proposta surgiu a partir do trabalho desenvolvido pelos educadores da cooperação brasileira, vinculados ao PQLP/Capes, cujo objetivo foi o desenvolvimento de atividades de Arte & Educação, Vivências Corporais e Letramento com crianças, jovens e adultos com deficiência.

A formação foi criada a partir da necessidade de preparar educadores timorenses que frequentam o Centro a continuarem o trabalho realizado pela equipe de educadores do PQLP/Capes. Abordando noções teóricas e práticas interventivas, a formação proposta pelos professores Igor da Silveira Berned, Keu Apoema, Franciane Rosseto Soares e Susana Carvalho visou oferecer conhecimentos básicos a um grupo composto por pais, líderes comunitários com deficiência e funcionários do “Centro de Reabilitação Liman Hamutuk”, em Hera, localizado a 14 quilômetros da capital Díli.

O desenvolvimento do primeiro módulo do curso oportunizou criar condições teóricas e práticas ao grupo de formandos do Centro de modo a estimulá-los a continuar as atividades em educação com pessoas com deficiência, independente da presença dos educadores brasileiros, os quais retornarão ao Brasil nos próximos dias. Dessa forma, o Centro continuará as suas ações em educação através do trabalho que será desenvolvido

pelos recém formados.

O primeiro módulo abordou os seguintes conteúdos: Educação Especial, Desenvolvimento Humano, Deficiência Física, Deficiência Sensorial e Deficiência Intelectual. Esses conteúdos foram desenvolvidos em aulas semanais, durante três meses. Além do primeiro módulo já finalizado, está previsto o segundo e o terceiro com o objetivo de aprofundar e ampliar a formação e preparar pais, líderes comunitários com deficiência e funcionários para o planejamento e o desenvolvimento de atividades com as crianças, jovens e adultos que frequentam o centro semanalmente.

A cerimônia contou com a participação das instiuições parceiras do Centro de Reabilitação Liman Hamutuk, como a “Agape: Eskola ba Tilun Diuk”. Durante a cerimônia, ocorreu a apresentação de um grupo musical de percussão composto por educandos surdos. Rowena O. Fernandez professora e diretora da Agape, realizou a tradução da cerimônia em Língua Gestual de Sinais. Houve também a presença de representantes das instituições religiosas patrocinadoras do Centro e a participação do presidente da “Asosiasaun Defisiensia Timor-Leste”, Rigoberto Monteiro.

Logo, o grupo de educadores do PQLP/Capes que desenvolveu o curso deseja agradecer as instiuições que participaram da cerimônia e a diretora do Centro de Reabilitação Liman Hamutuk, Maria Aparecida Lopes, a “mana Branca”, por ter aberto as portas do Centro a fim de oportunizar um espaço de ação para a educação com crianças, adultos, mães e familiares das pessoas com deficiência.

por Igor da Silveira Berned

Mestre em Educação e Educador do PQLP/CAPES/UFSC

FacebookTwitterWhatsAppGoogle+Compartilhar