Colóquio Internacional de Educação, Ciências e Cidadania Cultural

coloquioNo dia 7 de abril de 2016 foi realizado, no Auditório da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), o Colóquio Internacional de Educação, Ciências e Cidadania Cultural. O Colóquio foi uma iniciativa da Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, em parceria com o Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP/CAPES). Dentre os objetivos traçados para o evento constaram: apresentações de pesquisas e de experiências pedagógicas e debates entre as distintas áreas do saber, no intuito de disseminar a interdisciplinaridade entre as ciências, línguas e literaturas, história, modos de educação e de socialização, não só no contexto timorense, como também de forma globalizada.

A realização do Colóquio Internacional de Educação, Ciências e Cidadania Cultural foi dedicada a abordar a interdiscursividade e diversidade sociocultural, bem como as relações de cidadania na produção do conhecimento e observá-las à luz de seus diálogos interartísticos, científicos e interculturais. Os temas que nortearam as discussões foram: Formação de Professores do Ensino Básico; Língua, Literatura e Cultura; Colonialidade e Produção do Conhecimento em Timor-Leste e Práticas de Ensino e Formação Docente.

As apresentações realizadas por professores e pesquisadores timorenses e brasileiros, contemplaram as experiências pedagógicas e pesquisas desenvolvidas no âmbito educativo de Timor-Leste. Também estiveram presentes no Colóquio, o Magnífico Reitor da Universidade Nacional Timor Lorisa’e Francisco Miguel Martins, o ex-presidente e Nobel da Paz José Ramos-Horta e estudantes timorenses que realizaram suas pesquisas no Brasil e, recentemente, retornaram a Timor.

Na ocasião, foi lançado o livro Língua, Ciência e Formação de Professores em Timor-Leste, fruto dos trabalhos encaminhados ao II Simpósio de Educação – Língua, Ciência e Tecnologia no Timor-Leste, realizado em abril de 2015. Um evento também realizado com a colaboração do PQLP/CAPES, FEAH/UNTL e do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL. Uma iniciativa que buscou romper a rigidez de fronteiras epistêmicas e territoriais estabelecidas e controladas pela colonialidade do saber e poder, promovendo espaços para a emergência de vozes, línguas, culturas e histórias do povo timorense. Com mais de 50% dos textos escritos por autores timorenses, totalizando um número de 38 pesquisadores, esse livro é uma preciosa contribuição para educação no Timor-Leste, no que diz respeito a participação dos timorenses como investigadores autônomos e críticos do seu país.

Esse foi um fecundo momento para a divulgação e valorização do trabalho realizado por esses pesquisadores por meio do programa de cooperação entre as duas nações.

Agradecemos a presença e parceria de toda comunidade acadêmica e informamos que o livro Língua, Ciência e Formação de Professores em Timor-Leste encontra-se disponível para download gratuito neste site.

Link para Download