Mario Carrascalão: Principal Arma, a Educação

fotoNa última sexta-feira, dia 07 de agosto, o Sr. Mário Carrascalão esteve presente na sala do PQLP/CAPES, ministrando uma palestra para alunos, professores timorenses e da cooperação brasileira. O tema do encontro foi a formação dos partidos políticos em Timor-Leste.

A partir da perspectiva de quem viveu e foi testemunha dos acontecimentos que marcaram a história de Timor nas últimas décadas, o Sr. Mário Carrascalão iniciou sua fala narrando fatos como a sua mudança para Lisboa para fazer o ensino superior, a participação nas agitações contra a ditadura de Salazar em Portugal e,por fim, sua presença e participação na Casa dos Estudantes da Europa e nas discussões que deflagariam, em Timor-Leste, os movimentos pró-independência.

O Sr. Mário Carrascalão situou ainda os diferentes interesses e posições que deram origem a cada partido em Timor, desde aqueles que se estabeleceram no período de transição entre a colonização portuguesa e a ocupação indonésia, incluindo outros de vida breve dadas as intenções pouco claras ou bases pouco consistentes, como determinado partido que pretendia a integração de Timor ao Brasil.

Contudo, uma das partes mais significativas da fala do Sr. Mário Carrascalão diz respeito a sua atuação no campo do ensino superior em Timor-Leste. Quando retornou de seus estudos em Portugual, segundo ele, eram apenas dois em todo o país que haviam cursado a faculdade. Nos anos em que exerceu a função de governador de Timor-Leste, durante a ocupação indonésia, fundou a universidade que hoje recebe o nome de Universidade Nacional Timor Lorosa’e, além de ter garantido um programa de bolsas que enviou mais de 2000 estudantes para outros países. Ao final, disse que a educação foi sua principal arma de luta.