PQLP e Pró-mobilidade participam de mais um fórum social científico

No dia 15 de novembro, cooperantes do PQLP e do Programa Pró-mobilidade participaram de mais uma edição do Fórum Social Científico no Instituto de Estudos de Paz e Conflito, organizado pelo professor Antero Benedito da Silva, a estudante de mestrado Elsa Pinto e o professor Samuel Penteado Urban do PQLP/CAPES/UFSC, que consistiu no compartilhamento de experiências científicas ligadas à questão social de Timor-Leste.

A presente atividade, que tem ocorrido aos sábados, teve sua 5a edição no dia 15 deste mês e contou com as apresentações:

 Narração da tradição em Timor-Leste: possibilidades de estudo – (Professor Me. Daniel Batista Lima Borges – PQLP/CAPES/UFSC)

A primeira apresentação levou em conta as movimentações históricas (baseando-se de forma inicial em Aristóteles) através de narrações timorenses, pautadas em 3 pontos: linguagens da tradição, linguagens da narração histórica e dos elementos bíblicos que agem como facilitadores de interpenetração de uma linguagem na outra. Observou-se que essas narrações ocorrem como forma de explicar experiências individuais, principalmente no que se refere ao período da resistência de Timor perante a Indonésia.

 Violência doméstica e gênero – (Me. Liliana Amaral – Peace Center)

A segunda apresentação buscou tratar a questão da violência doméstica sofrida pela mulher em Timor-Leste, destacando as limitações do sistema judicial e o papel da Igreja num processo de intervenção. Como recorte, foi pesquisado o Suku Dato em Liquiçá.

 Processos e práticas de saúde sexual e reprodutiva da mulher em Timor-Leste – (Natália Silveira – Doutoranda pela Unb/Mobilidade CAPES)

Já na última apresentação, com destaque também para a questão da mulher, destacou-se o uso de planejamento familiar ligado principalmente às Políticas do Ministério da Saúde de Timor-Leste, utilizando como recorte o curso de parteiras da UNTL.

O Instituto de Estudos de Paz e Conflito (Instituto ba Estudu Dame Konflitu no Sosial) é o centro da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas (FASPOL) da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL). Centro este dirigido pelo já referido professor Antero.

 


por Samuel Penteado Urban

Mestrando em Educação  pela UFSCar e professor do Programa PQLP/CAPES/UFSC na área de Geografia

FacebookTwitterWhatsAppGoogle+Compartilhar