Professoras de Língua Portuguesa do PQLP/CAPES ministram cursos de extensão na UNTL

EntreJoice 1 os dias 27 de julho e 03 de agosto de 2015 foram realizados dois cursos de extensão na Universidade Timor Lorosae: “Produção de textos em Língua Portuguesa na escola” e “Estudo dos verbos em Língua Portuguesa”, ambos com carga horária de 20h. Os referidos cursos foram ministrados pelas professoras do PQLP/CAPES Cleusa Todescatto e Joice Eloi Guimarães e direcionado aos estudantes do Departamento de Formação de Professores e do Departamento de Língua Portuguesa da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades (FEAH).

As atividades do curso “Produção de textos em Língua Portuguesa na escola” ocorreram no período matutino, contando com a participação de 25 alunos. Dentre os objetivos do curso destacam-se: promover estudos e discussões com aprofundamento de questões teóricas sobre a concepção de texto e os gêneros do discurso; possibilitar trocas de experiências entre os participantes para o aprofundamento de reflexões sobre o ensino, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de estratégias para a produção de textos na escola no contexto de Timor-Leste.

Em relação ao curso “Estudo dos verbos em Língua Portuguesa” as temáticas discutidas pautaram-se no aprofundamento dos estudantes no conhecimento e uso dos verbos em diferentes situações comunicativas e na apresentação de estratégias para o trabalho com esse conteúdo na escola. Esse curso contou com a participação de 30 alunos, em sua maioria graduandos do curso de Língua Portuguesa. As aulas ocorreram no período vespertino na UNTL, com exceção dos dois últimos dias, em que as atividades foram realizadas na sala da Cooperação Brasileira, no Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (INFORDEPE).

As questões pedagógicas com os conteúdos da Língua Portuguesa no contexto timorense, como a produção de textos e o estudo dos verbos, carecem ainda de reflexões, discussões e práticas direcionadas ao ensino desses temas em Timor. No decorrer dos cursos, pôde-se perceber, por meio da assiduidade e intensa participação dos alunos, que as discussões propostas foram propulsoras de motivação para um novo olhar acerca do trabalho com a disciplina de Língua Portuguesa na escola.