GINÁSTICA, A ARTE DE EXERCITAR O CORPO: curso de extensão oferecido pelo PQLP durante o mês de julho

Foto 1_FranFoto 2_Fran

Nos dias 27, 28, 29 e 30 de julho de 2015 foi realizado na Universidade Timor Lorosa’e o curso de extensão “Ginástica (a arte de exercitar o corpo): evolução, classificação e possibilidades de intervenção”, direcionado aos estudantes do Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD), da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades (FEAH).

O objetivo do curso foi promover discussões acerca dos aspectos teórico-metodológicos das ginásticas competitivas e não competitivas, instrumentalizando os participantes na elaboração e execução de planos de ensino/trabalho, considerando, para tanto, as diferentes áreas de atuação da Educação Física (Escola, Saúde, Treinamento, Recreação/Lazer).

Durante a realização do curso de extensão, valorizou-se o conhecimento prévio dos participantes sobre a temática, propiciando discussões e experimentações práticas da Ginástica de Timor-Leste. Foi possível refletir sobre os aspectos históricos ligados aos métodos ginásticos do século XVIII e a absorção dessas práticas na constituição do campo da Educação Física e, especificamente em Timor-Leste, as influências dos métodos ginásticos na ginástica timorense.

Além disso, foram apresentadas as Ginásticas Competitivas (Artística/Olímpica, Rítmica e Acrobática) e as Ginásticas Não Competitivas (Laboral, Aeróbica e Hidroginástica) suas características gerais, categorias e níveis, equipamentos necessários para realização, mas, sobretudo, enfatizou-se as possibilidades de adaptações para atuação profissional no contexto timorense. Destacamos que, após as aulas teóricas e vivências motoras dos diferentes tipos de ginásticas, os estudantes elaboraram planos de aula/intervenção e aplicaram no decorrer do curso.

Para aplicação dos planejamentos das Ginásticas Não Competitivas foram utilizadas as instalações do Hotel Novo Turismo. Os estudantes puderam assim, ministrar aulas de ginástica aeróbica, ginástica laboral e hidroginástica, tendo a participação de alguns funcionários e hóspedes do hotel.

Destaca-se a intensa participação dos estudantes nas vivências propostas e a receptividade dos mesmos a novas experiências motoras. Espera-se que, com a realização deste curso de extensão, outras/novas possibilidades se abram para a atuação do profissional de Educação Física timorense, tanto no contexto escolar, quanto nas áreas da saúde, treinamento, recreação e lazer.