Educação e transmídia em tempos de convergência

Encerrando lorenasua passagem pelo Timor-Leste, este ano, Lorena Tárcia, de Belo Horizonte-MG, nos brindou, nessa sexta-feira (26/09), com uma tarde de formação para os professores da Cooperação Brasileira – PQLP, abordando o tema: “Educação e transmídia em tempos de convergência”.

A partir desse tema, a professora problematizou um dos grandes desafios que os professores enfrentam hoje nas salas de aula da educação escolar, em todos os seus níveis, em todos os países, seja em Timor-Leste ou no Brasil: uma geração de estudantes conectada 24h por dia na internet, nas redes sociais, por meio de computadores ou por celulares. Como compreender essa realidade e como educar esses jovens para o uso racional e consciente desse mundo virtual?

A palestrante fez um paralelo sobre as mudanças dos paradigmas da comunicação, que começa na projeção da voz humana, perpassa pelo universo analógico e chega até os padrões atuais: os digitais. Neste novo padrão, hipertextual e não-linear, a mídia é altamente interativa e convergente, o que conflita com um modelo de educação ainda baseado no modelo analógico, de caráter linear.

Segundo a palestrante, já podemos dizer da existência da geração dos nativos digitais, cujas características principais são: uma superexposição na rede (tatuados digitais), o que gera um conceito de comunicação de massa individualizada, culminado para grandes expressões de ódio e racismo. A mesma defende que é necessário alfabetizar para o uso da rede.

*Esta palestra faz parte do calendário de formação dos cooperantes do PQLP – Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa – organizado pela Articuladora Pedagógica Maria Denise Guedes.