O Sagrado na cultura das parteiras do Timor-Leste

Nesta sexta-feira, dia 03 de outubro, a professora Maria Denise Guedes foi agraciada com um convite para participar como moderadora da mesa-redonda sobre “Conhecimento Tradicional e Conhecimento Científico: diálogos possíveis nas práticas docentes”, organizada pelo Grupo de Estudos sobre Ensino de Ciência e Tecnologia na Formação de Professores em Timor-Leste- GEECITE-TL/UNTL.

Participaram da mesa a professora timorense, da Universidade Nacional Timor Lorosa’e, Prof. Ms. Irta Sequeira Baris de Araújo e o professor brasileiro, Prof. Ms. Alessandro Tomaz, do PQLP-CAPES-UFSC. A professora Irta apresentou os resultados de sua pesquisa de mestrado intitulada “O Sagrado na cultura das parteiras do Timor-Leste”, a partir da qual discute a relação entre Conhecimento Tradicional e Conhecimento Científico na formação das estudantes do Curso de Parteiras da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da UNTL.

Nesse sentido, a professora enfatizou a necessidade de diálogo entre as práticas tradicionais das parteiras de Timor-Leste com o Conhecimento Científico, tendo em vista o desenvolvimento de uma concepção de “parto humanizado”. Vale ressaltar que o Curso de Parteira da UNTL tem como objetivo formar profissionais em nível superior para atender as mulheres grávidas durante o pré-natal e dar assistência no cuidado dos bebês recém-nascidos.

O professor Alessandro apresentou os resultados da pesquisa que realizou no Brasil sobre “A Relação Universidade-Escola na formação de professores de Ciências”.

Em síntese, as apresentações suscitaram o público ao debate sobre a necessidade de diálogo entre o Saber Tradicional das parteiras em Timor-Leste (o sagrado) e o Conhecimento Científico, bem como sobre o Conhecimento Científico e o Conhecimento Pedagógico na formação de professores.

*Essa mesa faz parte da programação do chamado Ciclo de Debates promovido pelo GEECITE-TL que é coordenado, atualmente, pela Professora Suely Cunha do PQLP-CAPES-UFSC e conta com a participação em estudos e pesquisas dos professores e estudantes timorenses e brasileiros do Programa Pró-Mobilidade UFSC-Brasil/UNTL-Timor-Leste.