PQLP promove mais um encontro de formação aos cooperantes

O PQLP/CAPES/UFSC promoveu na sexta-feira, dia 10 de outubro, no Infordepe, mais uma tarde de formação contínua aos professores da cooperação brasileira em Timor-Leste, com a presença do Prof. Dr. Daniel Simião (professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília – UNB), que trouxe em sua palestra reflexões sobre o tema “Desafios para compreender e agir nos mundos de Timor-Leste”.

Para ele, “Timor existe enquanto construção de unidade nacional, a partir de universos muito distintos: os distritos”, e é preciso desconstruir a idéia de um conceito de Timor-Leste baseado no que pode ser identificado em sua capital: Díli. O mesmo traçou, durante sua fala, um paralelo histórico da formação do estado timorense, oriunda da formação do conceito de indivíduo (que somente existe na teia de relações) e de hierarquia.

O Professor Daniel desenvolve pesquisas em Timor-Leste desde 2003 e, em sua passagem por aqui, este ano, com sua equipe de estudantes-pesquisadores pelo programa Pró-Mobilidade-Capes/UNB, apresentou contribuições importantes aos cooperantes, através do relato de sua experiência em Timor-Leste nos diferentes momentos que aqui esteve, e também da socialização dos resultados das pesquisas que desenvolve.