II Simpósio de Educação: Língua, Ciência e Tecnologia no Timor-Leste

Durante os dias 14, 15 e 16 de abril de 2015 aconteceu o II Simpósio de Educação: Língua, Ciência e Tecnologia no Timor-Leste. O evento foi organizado conjuntamente pela Faculdade de Educação, Artes e Humanidades (FEAH); a Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa – ambos da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) – e o Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP/CAPES/UFSC).

Nas sessões plenárias foram discutidos temas diversos relacionados às ciências da educação no Timor-Leste contemporâneo. Entre os temas discutidos estão o ensino de línguas e ciências no país; a importância da valorização dos saberes tradicionais nesse processo, além de reflexões sobre a prática pedagógica emancipatória a partir do legado do educador brasileiro Paulo Freire. As sessões contaram com a presença de professores brasileiros especialmente convidados para esse evento: Prof.ª Dr.ª Patrícia Giraldi (UFSC), Prof.ª Dr.ª Kelly Silva (UnB) e Prof. Dr. Antônio Fernando Gouvêa Silva (UFSCar – Sorocaba/SP).

Ainda foram realizados 18 grupos de trabalhos que discutiram os seguintes temas: língua e ensino; educação e meio-ambiente; educação científica e tecnológica; ensino e formação de professores; educação popular e saberes tradicionais; educação e cultura; comunicação e educação; política linguística, língua e sociedade.          O evento contou com cerca de 300 participantes, entre eles alunos, professores e pesquisadores da UNTL; além de professores e pesquisadores do PQLP/CAPES, East Timor Institute of Business (IOB),  Universidade do Minho (Portugal), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Brasil), Universidade de Brasília (UnB/Brasil), Universidade de Campinas (Unicamp/Brasil) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, Brasil).

por Raquel Antunes Scartezini

Articuladora Geral do PQLP/CAPES/UFSC